Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Projeto "œMãe Saudável" debate saúde e bem-estar de mães e filhos

Questionamentos sobre a saúde das gestantes puderam ser tirados na palestra de Kalynny Matos

09/05/2016 07:26

Com a intenção de levar informação sobre saúde, alimentação saudável e cuidados da mulher durante a vida, sobretudo, na maternidade, o Sistema O DIA de Comunicação realizou na sexta (6) e sábado (7), o projeto Mãe Saudável, na praça de eventos do Teresina Shopping. Durante os dois dias, o evento promoveu palestras informativas e ofereceu gratuitamente serviços de aferição de pressão arterial, avaliação física e aplicação da vacina contra H1N1 para os grupos prioritários.


Foto: Aldenora Cavalcante/ODIA


Na sexta-feira, a educadora física do Centro Universitário Uninovafapi, Virna Teive, palestrou sobre a necessidade de uma vida saudável para as mulheres e a importância da prática de exercícios físicos, que ajudam a controlar uma série de doenças. O enfermeiro e chefe do Núcleo de Saúde da Mulher da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Mariano Neto, deu continuidade ao evento, debatendo sobre os cuidados e as prevenções que as mulheres devem tomar no combate ao câncer de colo de útero e de mama. Devido a importância do assunto, o profissional também esteve presente na noite de sábado, proferindo a palestra para aqueles que não puderam comparecer ao evento no dia 6.

Questionamentos sobre a saúde das gestantes puderam ser tirados no início da tarde do sábado (7), durante palestra proferida pela fisioterapeuta Kalynny Matos. A profissional chamou a atenção para a importância do acolhimento da mãe durante o período da gravidez. Segundo ela, antigamente a mulher gestante acreditava que somente ir frequentemente para as consultas com o obstetra eram suficientes para que a gestação acontecesse de forma tranquila. “Hoje é indicado que muitas mulheres sejam acompanhadas por uma equipe interdisciplinar para mostrar para elas o melhor caminho para uma gestação saudável”, acrescentou. Para Kalynny, o bem-estar da mulher grávida envolve, inclusive, o equilíbrio emocional. “Ela deve ter um apoio emocional da sociedade e da família, então é importante esse acolhimento”, disse.

Kalynny também destacou que tudo o que acontece com a mãe no período gestacional e durante o parto, pode interferir na vida do bebê que ainda está em desenvolvimento. Segundo ela, “durante o período da gestação, a criança vivencia todos os sentimentos da mãe”. Dessa forma, características futuras das crianças podem ter sido adquiridas por momentos que ela viveu nesses primeiros momentos de vida. “A criança pode se tornar mais introspectiva, ela pode ter algum trauma e quando se vai pesquisar isso está relacionado ao período gestacional e ao parto”, destacou.

Outra palestra realizada no sábado (7) foi ministrada pela nutricionista e coordenadora do Núcleo de alimentação e nutrição da FMS, Theonas Gomes, que falou sobre a importância da Amamentação. Durante sua fala, Theonas ressaltou a importância da boa alimentação da mãe para o desenvolvimento do bebê. “A mãe tem que se alimentar de comida de verdade: arroz, feijão, carne, macaxeira. Quanto menos industrializados e processados, melhor ainda. Ela tendo uma boa alimentação, o bebê vai receber todos os nutrientes que ele precisa”, disse a profissional. Com o cuidado com o que será consumido durante os seis primeiros meses após a gestação, em que o bebê deve se alimentar exclusivamente do leite materno, a criança vai poder crescer mais saudável e viver muito mais tempo. “A gente trabalha com a perspectiva de que essas crianças vão viver 100 anos”, acrescentou Theonas.

O último dia de evento também contou com a palestra da enfermeira Magda Rogéria Pereira, que falou sobre Climatério, período que precede o término da vida reprodutiva da mulher, marcado por diversas alterações somáticas. Além disso, a profissional esclareceu a diferença entre a menopausa, que marca o fim da menstruação, e o Climatério. “As pessoas fazem confusão entre o climatério e a menopausa. A menopausa é a última menstruação, enquanto que o climatério são as consequências que vão ocorrer depois da última menstruação”, esclareceu.

O sábado também contou com palestra sobre câncer de mama e colo uterino, proferida pelo enfermeiro Mariano Neto, e também uma palestra da professora Márcia Miranda que falou ao público sobre a imagem pessoal aliada a auto- -estima.

Por meio de uma parceria do Sistema O Dia de Comunicação com a Fundação Municipal de Saúde e o Centro Universitário Uninovafapi, durante os dois dias do projeto “Mãe Saudável”, o público que compareceu a praça de eventos do Teresina Shopping, pôde contar com aferição de pressão, avaliação física e aplicação de vacina de H1N1 gratuitamente.

A dona de casa Maria da Cruz, de 59 anos, compareceu ao local junto com sua família para utilizar de um dos serviços oferecidos. Ela e sua filha aferiam a pressão arterial com alunos da Uninovafapi. Para a dona de casa, a realização do evento é algo muito importante para a população. “Eu estava passeando pelo shopping e resolvi parar aqui para aferir a minha pressão”, acrescenta. O Projeto Mãe Saudável foi uma realização do Sistema O Dia de Comunicação e contou com o apoio do Teresina Shopping, Centro Uninovafapi, Houston, Floricultura Li, Armazém Paraíba, Fundação Municipal de Saúde e Construtora Patrimônio.


Por: Aldenora Cavalcante - Jornal O DIA
Mais sobre: